Comissão de Trabalhadores da MEO

Reunião da CT com os Sindicatos

mesa
Cancelada.

Tal como já tinha sido comunicado anteriormente, no passado dia 1 de março realizou-se a primeira “Mesa Redonda”, que consistiu numa reunião com os sindicatos com o objetivo de reunir sinergias, de forma a podermos avançar em conjunto e na mesma direção. Naquela altura, não foi possível contar com a participação de todos os sindicatos. Estiveram presentes o STPT, TENSIQ e SINDETELCO, enquanto os integrantes da Frente Sindical (SINTTAV, SNTCT, STT, FE, SINQUADROS) e SICOMP não se fizeram representar e nem sequer se dignaram a declinar o convite.

No final daquela reunião, ficou acordado que seria realizada uma nova reunião, de modo a que todos os sindicatos tivessem a mesma oportunidade de participar. Nesse sentido, no passado dia 21 de julho, foi lançado um novo convite aos sindicatos para uma segunda “Mesa Redonda”, com data marcada para 9 de agosto. O objetivo desta reunião seria abordar o trabalho futuro em termos de relações laborais na Empresa, tendo como base a reabertura de negociações dos Planos de Saúde da ACS e a mais recente Operação Picoas.

Desta vez, recebemos a confirmação do STPT e do TENSIQ, e da Frente Sindical recebemos um pedido de adiamento para uma data posterior a 16 de agosto, uma vez que estão à espera de uma resposta para uma reunião com o Sr. Patrick Drahi. No dia 16, já têm agendada uma reunião no Ministério das Infraestruturas, que poderá trazer novos desenvolvimentos relativos a questões internas da Altice. Pelo menos desta vez, dignaram-se a responder à CT.

Na véspera, por parte do TENSIQ, fomos informados de um imprevisto que os impediria de comparecer à reunião. O único sindicato com disponibilidade para se reunir com a CT foi o STPT, no entanto, a reunião acabou por ser cancelada por mútuo acordo, com a promessa de uma reunião bilateral com este sindicato.

Assim, a partir das respostas dos sindicatos, é possível interpretar quais deles estão interessados em colaborar com a CT em prol do bem comum dos trabalhadores e quais acreditam que a Comissão de Trabalhadores apenas existe para solicitar informações e emitir pareceres.